quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Poema de Amigo


Já é rotina por aqui, sempre que me faltam as palavras, eu busco um grande escritor para me ajudar. Desta vez fui buscar um jovem escritor, sem livros publicados, mas nem por isso menor.

Pedi e recebi um poema para publicar aqui, do queridíssimo Álisson da Hora, poeta, escritor dos bons. Com formação em Letras e mestrando em Crítica Literária na Universidade Federal de Pernambuco (e quem sabe futuro profe lá também?!).

O Álisson publica no blog Ein jeder Engel ist schrecklich vários dos seus escritos, romances inclusive. O estilo é denso, metáforas inteligentes, mas não vou me estender demais, pois não fiz nenhuma cadeira de crítica literária. Só sei do que sinto, e me emociono ao ler o que ele escreve. Um dia ainda hei de receber um livro publicado.

O poema que pedi, parece um poema de amor, mas não se iludam, ele não fala de amor. Contudo, ele fala de Amor. Mas e o quê importa, se quando estamos lendo uma história, um poema, viajamos para o mundo que nossa mente nos quiser levar, à revelia do autor, que nos fornece a base para a nossa viagem, que vai ser complementada com os nossos próprios sentimentos e experiências?

Certo! Falei demais! Vamos ao poema, que leio e leio e sempre acho lindo.


***


Sopro de Álisson da Hora – Ascender


não te escondas

mas, precisando se esconder

te farei de pipa

para que ninguém te perturbe no seu voar

prometo: ninguém perceberá teus passos

tranquilos nas quinas das nuvens

nem teu olhar divagante por sobre

as cabeças dos pequenos necessitados

da misericórdia mais pungente.

te guardarei nos meus bolsos

para lembrar como quem olha uma fotografia querida

te trarei como uma promessa de viagem

um devaneio ao final da tarde mais calada.


se esconda

embaixo dos meus poucos versos

o abrigo mais bonito que eu posso te dar

com um sopro de sol se pondo

o afago amigo das linhas pensadas


refugie-se no campo sensato da tua alma

no que podes pensar de bom ao final de um dia

deixe-se fotografar pelas minhas mãos

e fique tranqüila


aqui, estarás segura


***


Se tiver informação errada, você me corrige e eu corrijo.