domingo, 31 de agosto de 2008

domingo, 31 de agosto de 2008

Mário Quintana - Eu queria trazer-te uns versos muito lindos

Mário Quintana, um gaúcho de Alegrete, um poeta acima de tudo. Ele é um ícone na literatura nacional e, em Porto Alegre, sua presença é "quase física", pois o lugar onde morou foi transfomado em uma Casa de Cultura. No passado, Hotel Majestic, no presente a Casa de Cultura Mário Quintana, onde existe sala de cinema e teatro, biblioteca e outros espaços para expor e produzir arte. Além de um bar, lá no alto, onde se pode avistar o rio (ou mais exatamente lago) Guaíba, tomar um café e à noite pode programar-se para ouvir a banda na qual outro maravilhoso escritor toca saxofone, o Luis Fernando Veríssimo.
Ele - Quintana - ainda era vivo quando vim para Porto Alegre, o Majestic já era a casa de cultura e ele morava em outro hotel, no mesmo bairro que eu. Lembro como se fosse hoje o dia do falecimento. Seu corpo foi transportado em carro de bombeiros e passou em frente ao prédio que morava. Mário Quintana escreveu muita coisa linda. E entre elas tem uma que acho simplesmente magnifíca, me emociono sempre que leio. Quem já me conhece há um certo tempo, sabe que eu gosto, pois sempre que podia deixava para algum amigo querido no halos.

***

Sopro de Quintana
Eu queria trazer-te uns versos muito lindos

Eu queria trazer-te uns versos muito lindos
colhidos no mais íntimo de mim...
Suas palavras

seriam as mais simples do mundo,

porém não sei que luz as iluminaria que terias de fechar teus olhos para as ouvir...

Sim! Uma luz que viria de dentro delas, como essa que acende inesperadas cores

nas lanternas chinesas de papel!

Trago-te palavras, apenas...

e que estão escritas do lado de fora do papel...

Não sei, eu nunca soube o que dizer-te

e este poema vai morrendo, ardente e puro, ao vento da Poesia...

como uma pobre lanterna que incendiou!


Desejo uma semana iluminada a todos!

Sopro das laternas: chinesas ou japonesas - são belíssimas!

Hiroshima Peace Memorial Ceremony