quarta-feira, 17 de setembro de 2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Compreensão súbita, incompreensão aguda - Paixão segundo GH


Sempre que leio um trecho de A Paixão segundo G.H. eu me remeto a um momento importante da minha vida. Talvez uma compreensão súbita e incompreensão aguda. O título do post foi somente uma referência a um trecho do livro.

***

Sopro de Clarice

...


Não. Toda compreensão súbita é finalmente a revelação de uma aguda incompreensão. Todo momento de achar é perder-se a si próprio. Talvez me tenha acontecido uma compreensão tão total quanto uma ignorância, e dela eu venha a sair intocada e inocente como antes. Qualquer entender meu nunca estará à altura dessa compreensão, pois viver é somente a altura a que posso chegar – meu único nível é viver. Só que agora, agora sei de um segredo. Que já estou esquecendo, ah sinto que já estou esquecendo...


Para sabê-lo de novo, precisaria remorrer. E saber será talvez o assassinato de minha alma humana. E não quero, não quero. O que ainda poderia me salvar seria uma entrega à nova ignorância, isso seria possível.

...

(A Paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector)