domingo, 23 de novembro de 2008

domingo, 23 de novembro de 2008

Domingo de sol e poesia

Mania de... janela...

Vou colocar uma outra poesia da Hilda Hilst. Uma palavrinha antes sobre as poesias que tenho postado, dela. A primeira (acho!) foi uma que dizia: Se te pareço noturna e imperfeita... e a de ontem, fazem parte do livro Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão. E elas são "integrantes" dos Dez chamamentos ao amigo. Hoje vou postar mais um deles, pois achei que combinava com domingo. Quer dizer, não sei se combina com domingo, só sei que ontem postei uma, com intuito de postar outra hoje.

Eu vou colocar no blog uma música que gosto muito, ela já esteve por aqui, mas cada vez que ouço, tenho vontade de ouvir muitas vezes. Canção do Mar é ela, e com a Dulce Pontes.

Boa tarde de domingo!

***

Sopro de Hilda Hilst


VI

Sorrio quando penso
Em que lugar da sala
Guardarás o meu verso.
Distanciado
Dos teus livros políticos?
Na primeira gaveta
Mais próxima à janela?
Tu sorris quando lês
Ou te cansas de ver
Tamanha perdição
Amorável centelha
No meu rosto maduro?
E te pareço bela
Ou apenas te pareço
Mais poeta talvez
E menos séria?
O que pensa o homem
Do poeta? Que não há verdade
Na minha embriaguez
E que me preferes
Amiga mais pacífica
E menos aventura?
Que é de todo impossível
Guardar na tua sala
Vestígio passional
Da minha linguagem?
Eu te pareço louca?
Eu te pareço pura?
Eu te pareço moça?

Ou é mesmo verdade
Que nunca me soubeste?

***

(é lindo isso!)