domingo, 9 de novembro de 2008

domingo, 9 de novembro de 2008

Feira do Livro em Porto Alegre... parte 1

Título alternativo: A explicação inicial.

Foto de um espaço da feira, alguma coisa do MARGS, e as palmeiras.

Eu alterno períodos de bom humor e outros de humor duvidoso. Já fui muito pior na vida, mas idade me fez bem – pelo menos nesse aspecto. Digo isso por que no post do outro fim de semana, estava reclamona e depois me dei conta que tinha uns bons motivos para me alegrar. Motivos que citei: os jacarandás e ipês de Porto Alegre estão floridos – lindos! – e a Feira de Livro que iniciava naquele final de semana.

Esse - fim de semana - eu fiquei de bobeira – isso é raro na minha vida de professora – não que eu não tivesse trabalho a fazer, mas sinceramente, ninguém merece, nem professor [já que profissão, em geral, se escolhe], trabalhar sete dias por semana.

Sábado foi dia de reunião com amigos e comilança. No domingo acordei tarde e decidi que faria um programa cultural, sozinha, pois tem coisas na vida que todo mundo deveria experimentar fazer sozinho. Visitar uma exposição, ir ao cinema... bom eu gosto da solidão, então nem vou alongar esse assunto, pois caso contrário perderia o objetivo do post. Certo é, que sequer dei um telefonema para conseguir companhia. A idéia era ser turista na cidade onde moro e visitar a Feira do Livro, uma exposição e fotografar - uma das minhas paixões na vida.

A feira do livro de Porto Alegre está na sua 54ª edição e acontece na Praça da Alfândega, no centro comercial histórico da capital gaúcha. Porto Alegre é uma cidade interessante, pois apesar de ser um centro de cultura, uma capital, ela resguarda uma pitada de provincianismo. É uma cidade especial, acreditem em mim, sei do que estou falando. Não sou portoalegrense, sou simplesmente uma cidadã portoalegrense. Pois se há uma coisa que sei ser é cidadã e não pactuo com bairrismo. Sou passional, ah! infelizmente, isso sou. Se gosto, gosto mesmo!

Voltando: a Feira do Livro é um evento em Porto Alegre, desde sempre. As pessoas se planejam para visitar a feira, uma quantidade de escritores importantes passam por lá, tem um prêmio, que o Fato Literário (outra história), tem patrono, tem e tem... monte de coisas. O fato é que, Porto Alegre respira literatura nessa época do ano. Tem show de música também. Não é que nem Paraty, mas para nós é muito mais importante.

Na época em que eu me identificava como estudante [antes de ser profe] era lá que encontrávamos os amigos da universidade, nem sempre para ver livros [pois todas as livrarias proporcionam descontos por conta da feira], mas para ver um show do Nei Lisboa [tem show do Nei, 10 anos de Hi-Fi e eu não fui, não vou!] ou a banda de jazz do Luiz Fernando Veríssimo (entre outros) e beber umas cervejas. É lotado, você não consegue ver com calma os livros, mas é um fervo, é bom, é vida, é cultura. As pessoas vão passear e aproveitam para comprar o livro que vão levar para as férias [meus alunos me disseram isso, que iriam comprar livros para ler nas férias].

Eu já havia ido à feira esse ano, saí do trabalho e fomos eu e uma amiga, olhamos os livros, preços, pois nos dias úteis é menos lotado que no findi [não pretendo comprar nada, minha estante está lotada]. E domingo, voltei sozinha, pela manhã (ainda não estavam abertas as bancas), pois queria ir ao Santander Cultural, ver as exposições sobre Gilberto Freyre e Ariano Suassuna, e...”sacar” fotos. Saí com o claro objetivo de ser turista (não tenho problema nenhum em ser turista, adoro viajar, vou falar sobre isso...outra hora).

Bom, desde sempre sabia que esse assunto renderia uma semana de posts para o Sopros. Eu também falei, no dia que mencionei o evento, que o estado de Pernambuco está sendo homenageado na Feira e tenho várias coisas para falar sobre isso. O Ariano Suassuna veio participar da abertura e há outras tantas coisas que pretendo mencionar.

Enfim, fiz meu tour pela cidade onde moro, caminhando e fotografando, cheguei antes do povo lotar e sai quando começou o movimento, fotografei Porto Alegre na primavera-verão e tive um domingo ótimo, pois me permiti ser feliz sozinha.

Vou mostrar e comentar as fotos ao longo da semana. A 54ª Feira do Livro de Porto Alegre homenageia Pernambuco e eu tenho dois novos amigos que conheci por conta do Sopros – e que já me são muito caros - que moram em Pernambuco, Naty e Álisson da Hora , essa semana o meu carinho, minhas imagens e meus posts são todos em homenagem a eles. E se não concordarem com minhas opiniões, não se constranjam em dizer – os dois. E os demais amigos também. :)

***

Sopros de imagens minhas


Uma imagem de algumas bancas da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre

Imagem da Praça da Alfândega, que abriga a Feira do Livro de Porto Alegre

Outra imagem da Feira, bem perto do Santander Cultural

Imagem do "estande" do Governo de Pernambuco, que abriga obras de escritores pernambucanos

Banner do Governo de Pernambuco - estado homenageado na 54ª Feira do Livro de PoA/RS