terça-feira, 18 de novembro de 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Wood Allen - Vicky Cristina Barcelona

***

Cena do Filme Vicky Cristina Barcelona (acima) - Imagem de Wood Aleen e atores do filme (abaixo)


Vamos ao cinema? Bom, o que anda passando de interessante? Tem um filme novo do Wood Allen! Ah, não sabia, do que trata? Uma comédia de costumes que se passa em Barcelona. Uau! Wood Allen e Barcelona, ao mesmo tempo? Vamos ao cinema!

Wood Allen já foi um dos meus diretores de cinema favorito, não sou grande conhecedora da obra, mas vi alguns filmes em vídeo e no cinema, especialmente aqueles do final da década de 80 e vários de 90. Depois abandonei um pouco. Mas Wood Allen me impulsionou, por exemplo, a conhecer Ingmar Bergman (Morangos Silvestres foi o primeiro filme dele que vi), pela influência na obra de Allen.

Wood Allen, eu bem sei, não é daquelas figuras que causam uma boa impressão à maioria, contudo tem admiradores fiéis. Gosto dos filmes, entretanto uma vez ganhei um livro dele e não deu para ler todo. Enfim, uma coisa não necessariamente vem atrelada a outra.

Imagino que a história de Allen é mais ou menos conhecida, por isso faço uma retrospectiva só do pouco que sei, antes de falar no mais recente filme. Ele é um judeu americano, que já escreveu para televisão, teatro e cinema. Com comportamento controverso, já chegou a esnobar a Academia de Hollywood. Em 1977, seu filme “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” ganhou quatro estatuetas: Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original e Melhor Atriz (Diane Keaton) e ele não foi recebê-las. Ficou em Nova York para tocar clarinete em um pub.

Falar em tocar clarinete, me lembra que uma das características, dos filmes antigos do diretor, é a trilha sonora, sempre ótima e com muito jazz. Sua paixão por Manhattan, a personalidade neurótica de seus personagens, a mãe judia protetora e tirana - segundo sua própria visão – são outros elementos recorrentes. Outra particularidade, presente por um período, foi ele escrever as personagens femininas para duas atrizes, que foram Diane Keaton e Mia Farrow (essa última tem uma história bem particular com ele, mas não é o mote do post).

Alguns dos filmes que vi e me impressionaram: Tudo o Que Você Queria Saber Sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar (1972 – achei hilário demais!); Rosa Púrpura do Cairo (de 1985); Hannah e Suas Irmãs (de 1986); Setembro (1987); A Era do Rádio (1987); Contos de Nova York (1989); Crimes e Pecados (1989); Maridos e Esposas (1992); Neblina e Sombras (1992); Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993) e Tiros na Broadway (1994). Os mais recentes eu não vi, nem em DVD.

O filme Vick Cristina Barcelona, me chamou atenção primeiramente por ter como cenário a Barcelona, de Miró e Gaudí [sobre o último farei o próximo post, espero a oportunidade faz algum tempo]. Os elementos neuróticos e sobre sexo de Allen, estão presentes. A boa música - constante da obra do autor/diretor- também está no filme.

Wood Allen tem um humor ácido, mas refinado e se não bastasse tudo isso, tem o interessantíssimo ator espanhol Javier Bardem, namorado de Penélope Cruz, que está no elenco também. Em relação à cidade em si, tem pouca coisa, alguns pontos turísticos, e, diga-se de passagem, os mais interessantes, aqueles que não têm como não conhecer.

Esse filme se diferencia um pouco dos outros filmes dele que conheço, pois tem uma luz mais amarelada e muitas cores, imagino com intenção de realçar o colorido da Espanha, em contraste com o cinzento do seu cenário predileto que é (ou era) Nova York. Também devo dizer que se aproxima mais dos filmes do “circuito comercial”. Mas como já tive oportunidade de dizer aqui, quando gosto, gosto e ponto! Enfim, eu gostei e se alguém ai, estiver com vontade de ver um filme bom, divertido, está recomendado. Foi excelente tê-lo visto no domingo.

***

Escrevi isso e fui atrás da crítica, se forem ver há diversas opiniões contrárias a minha, inclusive o povo de Cannes, que parece que não gostou também. Eu? Amei!

***

Elenco: Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Javier Bardem, Rebecca Hall, Chris Messina, Patricia Clarkson, Carrie Preston. Tem a música no vídeo do trailer.

***
Sopros de Wood Allen [Vick Cristina Barcelona]