terça-feira, 28 de outubro de 2008

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Outubro Rosa


Palácio do Piratini - sede do governo do RS - PoA - iluminação especial do outubro rosa (G1)


Eu estou meio atarefada hoje e não ia postar, mas lembrei que um domingo desses fui ao Brique da Redenção - uma feira de artesanto no Parque do mesmo nome - e estavam divulgando a campanha do OUTUBRO ROSA.

Parte da campanha “Não aceite informação pela metade”, idealizada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), consiste na iluminação de monumentos históricos do país em rosa - cor oficial do câncer de mama.

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce e do acesso de qualidade ao tratamento. “A campanha quer lembrar as mulheres que elas precisam se cuidar e estar atentas às condições de sua saúde”, afirma Rosa Rutta, superintendente da Femama (Fonte G1).

Também vi domingo, no programa Saia Justa, que eles estavam distribuindo um colar - feito com diferentes tamanhos de "bolinhas" que auxiliam as mulheres a detectar nódulos no auto-exame.
Além do auto-exame, a mamografia é o melhor método para diagnosticar precocemente o câncer de mama, que pode ser tratado com sucesso. Daí a importância de visitar periodicamente ginecologista.

Esse tipo de informação deve ser reforçada insistentemente e não somente quando existe empresas que patrocinam um produto por trás da campanha. De qualquer forma, achei importante fazer um registro.

Em Porto Alegre, além do Palácio do Piratini, a Usina do Gasômetro também foi iluminada.

Demorou, mas lembrei! Como é só um recado não abri um novo sistema de comentários.